Culto Espírita

“Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los.” Jesus (Mateus, 5:11) Assim como o Cristo disse: “Não vim destruir a lei, porém cumpri-la, também o Espiritismo diz: “Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução.”  (Cap. 1, item: 7)

O Culto Espírita, expressando veneração aos princípios evangélicos que ele mesmo restaura, apela para o íntimo de cada um, a fim de patentear-­se.  Ninguém precisa inquirir o modo de nobilitá­-lo com mais grandeza, porque reverenciá-lo é conferir­-lhe força e substância na própria vida.

Mãe, aceitarás os encargos e os sacrifícios do lar amando e auxiliando a Humanidade, esposo e nos filhos que a Sabedoria Divina te confiou.

Dirigente, honrarás os dirigidos.

Legislador, não farás da autoridade instrumento de opressão.

Administrador, respeitarás a posse e o dinheiro, empregando-lhes os recursos no bem de todos, com o devido discernimento.

Mestre, ensinarás construindo.

Pensador, não torcerás as convicções que te enobrecem.

Cientista, descortinarás caminhos novos, sem degradar a inteligência.

Médico viverás na dignidade da profissão sem negociar com as dores dos semelhantes.

Magistrado, sustentarás a justiça.

Advogado, preservarás o direito.

Escritor, não molharás a pena no lodo do viciado, nem no veneno da injúria.

Poeta, converterás a inspiração em fonte de luz.

Orador, cultivarás a verdade.

Artista, exaltarás o gênio e a sensibilidade sem corrompê­-los.

Chefe, serás humano e generoso, sem fugir à imparcialidade e à razão.

Operário, não furtarás o tempo, envilecendo a tarefa.

Lavrador, protegerás a terra.

Comerciante, não incentivarás a fome ou o desconforto, a pretexto de lucro.

Cobrador de impostos, aplicarás os regulamentos com equidade.

Médium, serás sincero e leal aos compromissos que abraças, evitando perverter os talentos do plano espiritual no profissionalismo religioso.

A presente citação e todas as demais colocadas neste livro, em seguida aos textos evangélicos, forem extraídas de  “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”, de Allan Kardec. O culto espírita possui um templo vivo em cada consciência na esfera de todos aqueles que lhe esposam as instruções em conformidade com o ensino de  Jesus: “O reino de Deus está dentro de vós ”e toda a sua teologia se resume na  definição do Evangelho: “a cada um por suas obras.” A  vista  disso,  prescindindo  de  convenção  pragmática, temos nele o caminho libertador da alma, educando­,  raciocínio e sentimento, para que possamos  servir na construção do mundo melhor.

LIVRO DA ESPERANÇA mensagem ditada pelo Espírito Emmanuel e psicografada por Francisco Cândido Xavier

INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS SUTIS

INFLUENCIAÇÕES ESPIRITUAIS SUTIS

images (3)Por que as coisas mudam de repente?

De repente, o que estava bem começa ir mal. O que era alegria vira tristeza, o que era estímulo se transforma em fardo.

O que houve? Por que aquela pessoa tão importante para você sem mais nem menos tornou-se dispensável, até insuportável? Por que o lar, outrora feliz, agora é poço de irritação, despesas e preocupações? (mais…)

MOMENTOS COM CHICO XAVIER – O Natal de Chico em 24 de dezembro de 1983.

O nosso artigo de hoje bem poderia trazer por título — Chico Xavier à luz das estrelas.

Fugindo ao hábito de transcrevermos as abençoadas reuniões evangélicas levadas a efeito na Mata do Carrinho, em plena Natureza, pedimos vênia aos nossos leitores para narrarmos um episódio diferente envolvendo a figura do nosso amado Chico.

É véspera de Natal! Sábado, dia 24, como acontece todos os anos, estamos reunidos em reduzida caravana no portão da residência de Chico Xavier. Este ano, 1983, também nós, com a graça de Deus, vamos passar o Natal de Jesus com o médium. (mais…)

O Segredo da Juventude

Autor: Irmão X (Humberto de Campos) na psicografia de Chico Xavier

 Formoso Anjo da Justiça, na Balança do Tempo, recebia pequena multidão de Espíritos recém-desencarnados na Terra. Eram todos eles pessoas maduras, em torno das quais o Ministro da Lei deveria emitir um juízo rápido, como introdução a mais ampla análise, assim como um magistrado terreno que, na fase inicial de um processo, pode formular um despacho saneador.roteiro-e-a-vida-continua-divulgacao4

 Velhos gotosos e dementados, abatidos e caquéticos, demonstrando evidentes sinais de angústia, congregavam-se ali, guardando os característicos das enfermidades que lhes haviam marcado o corpo. Muitos choravam à feição de crianças medrosas, outros comprimiam o coração com a destra enrijecida, ao passo que outros muitos se erguiam com imensa dificuldade, arrastando-se, trêmulos… As sensações da carne ferreteavam-lhes o íntimo, detendo-lhes o ser nas amargas recordações que traziam do mundo. (mais…)

OS MAIORES INIMIGOS

Do livro Lua Acima – de Chico Xavier e Humberto de Campos, cap.31.

Certa feita, Simão Pedro perguntou a Jesus:

- Senhor, como saberei onde vivem nossos maiores inimigos? Quero combatê-los, a fim de trabalhar com eficiência pelo Reino de Deus.

Iam os dois de caminho entre Cafarnaum e Magdala, ao sol rutilante de perfumada manhã.PEDRO-Y-JESUS-372x280

O Mestre ouviu e mergulhou-se em longa meditação.

Insistindo, porém, o discípulo, Jesus respondeu benevolamente:

- A experiência tudo revela no momento preciso.

- Oh! – exclamou Simão, impaciente – a experiência demora muitíssimo.

O Amigo Divino esclareceu, imperturbável: (mais…)

LIÇÕES DE CHICO XAVIER

“Passei fome, passei frio… Em Pedro Leopoldo sempre fez muito frio, ventava muito… A nossa casa não era forrada…, às vezes, a gente não tinha o que comer, era somente uma panela no fogão. Mas ninguém em casa morreu por causa das privações que passávamos. A gente comia só arroz e chuchu. De vez em quando uma mandioca ou ovo, carne era muito difícil… Caso tivéssemos tido muita comida em casa, eu iria me empanturrar, pois sempre gostei de comer. (mais…)

  • 1
  • 2