Hospitais Espíritas

artigo07_03_1

Existem hoje no país diversos hospitais espíritas, sendo que o mais antigo está localizado em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul e foi idealizado em 1912 e fundado somente em 1924, fruto de questionamento de um grupo de espíritas que se reuniam periodicamente na Sociedade Espírita Allan Kardec. Eram coordenados pelo médico Oscar Pithan, inspirados por Bezerra de Menezes. Preocupavam-se com os distúrbios mentais enfrentados por expressivo contingente de pessoas desassistidas, sem nenhuma condição financeira, e buscando associar-se a instituições que tratassem ou fornecessem orientações sobre transtornos psíquicos.

artigo07_03_2

Hoje são cinco blocos de seis andares, com área total de 16.720 m2 e terreno com 6 hectares. No entorno existe mata nativa e córrego natural, além de amplo espaço externo para atividades terapêuticas.

A missão é promover atendimento especializado em Saúde Mental, baseando as ações na ciência, qualidade e fraternidade. O hospital oferece Internação integral, Hospital Dia, Atendimento Ambulatorial, Ambulatório Médico, de Psicologia e de Nutrição e Departamento de Assistência Espiritual.

A assistência espiritual é desenvolvida por voluntários do Movimento Espírita atuantes na instituição. O serviço é integrado pelo setor de Psiquiatria e Enfermagem e pelos profissionais de assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.

Outro hospital, e um dos mais antigos Hospitais Espíritas está localizado na cidade de Marília, no noroeste do Estado de São Paulo e foi fundado em 1948. Na época, através do Centro Espírita “Luz e Verdade”, liderada pelo médico Dr. Antonio Pereira Manhães, pensaram em fundar em Marília um hospital destinado ao tratamento dos doentes mentais, sob a denominação de “Hospital Espírita Deus”. O objetivo era que na época existia em São Paulo somente o Juqueri que tratava de doentes mentais. Quem não tivesse recursos era jogado preso nas cadeias públicas oferecendo, não raro, espetáculos deprimentes nas grades localizadas nas vias públicas.

O tratamento médico oferecido é o mesmo recomendado pela medicina atual, contando com a utilização dos recursos medicamentosos e de psicoterapias individuais e grupais. No tratamento espiritual o Hospital presta aos pacientes internados a assistência religiosa prevista na legislação. Como entidade espírita mantém um projeto que consta com palestras espíritas matinais, de segunda a sábado, com temas extraídos de O Livro dos Espíritos, onde participam pacientes de todas as unidades de tratamento. Logo após as palestras é feita a transmissão de energias bio-espirituais (passe), aos pacientes que o desejarem. A orientação espiritual em grupo, uma vez por semana com orientador espiritual faz parte de um grupo terapêutico onde os pacientes podem tirar suas dúvidas através de temas utilizados do Evangelho Segundo O Espiritismo. A equipe de palestrantes, orientadores e passistas compõe-se de diretores, funcionários do próprio hospital e de voluntários que freqüentam os centros espíritas da cidade.

artigo07_03_3

Hoje o Hospital Espírita de Marília oferece diversos serviços sendo A Unidade particular Alan Kardec com 23 leitos, O Hospital Dia para 30 pacientes, o Lar Abrigado anexo ao Hospital com cinco casas independentes com capacidade de 33 pacientes e o Hospital de Internação Integral.

Em Belo Horizonte, no Estado De Minas Gerias, foi fundado em 25 de dezembro de 1949 pelo Grupo Espírita da Fraternidade para prestar assistência à saúde de todos aqueles que necessitam e são carentes de recursos.

artigo07_03_4

Contando com 150 leitos, dentre eles enfermarias e quartos individuais, cerca de 250 funcionários e 350 voluntários, o hospital cuida da saúde mental e é capaz de atender pacientes nas suas necessidades de diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde mental.

A Assistência Espiritual prestada aos pacientes é opcional. Os recursos terapêuticos utilizados são a Fluidoterapia (Passe e Água Fluidificada), a Desobsessão, os Estudos Doutrinários, as Orientações Espirituais, o Momento de Oração e o Atendimento Fraterno. São atividades realizadas por 37 equipes de voluntários totalizando mais de 170 pessoas que disponibilizando seu tempo e conhecimento, dão apoio, esclarecimento e consolo aos pacientes e seus familiares. Todos os voluntários que laboram no HEAL são espíritas, e a base, a diretriz de todo o trabalho por eles realizado pauta-se na Doutrina Espírita, que, codificada por Allan Kardec, preconiza, por objetivo maior, a prática da Caridade ensinada por Jesus.

Os benefícios da Assistência Espiritual não se limitam aos pacientes internos, mas se estendem aos seus familiares e à comunidade em geral, atendendo a todos os irmãos que estejam à procura de alívio para suas dores.

Aqui em Santa Catarina temos outro hospital espírita denominado Núcleo Espírita Nosso Lar que foi constituído em 1986 que tem por objetivo a assistência social e promoção humana, visando uma sociedade fundada nos valores morais que possibilitem a liberdade, a igualdade, participação e solidariedade. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer, bem como de doenças degenerativas.

artigo07_03_5

Os trabalhos no Centro de Apoio são realizados basicamente por voluntários. Esse voluntariado atende em média 60 pessoas por semana, em regime de internação, e 80 pessoas em regime externo. Muitos pacientes também fazem parte dos grupos de auto-ajuda, coordenados por voluntários. Isso significa que o CAPC atende aproximadamente 140 pacientes por semana. As equipes operacionais são formadas por varias modalidades de terapia, que são executadas por pessoas habilitadas. Além do voluntariado, o Centro de Apoio conta com colaboradores médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos, nutricionistas, administradores e terapeutas em diversas especialidades.

Além do hospital o núcleo conta ainda com a Universidade Espírita Nosso Lar, que ainda está em credenciamento junto a Ministério da Educação, mas que no mundo espiritual já está com suas bases sedimentadas, além de uma rádio para divulgar e prestas serviços a toda comunidade espírita.

Em Curitiba, na década de 1945, foi instalado o Hospital Espírita Psiquiátrico Bom Retiro que faz parte de um departamento da Federação Espírita do Paraná, que presta atendimento especializado em psiquiatria, tratamento dos transtornos mentais, alcoolismo, drogadição e psicogeriatria, em regime de internação, uma Unidade mista de atendimento-dia para Transtornos Mentais (hospital-dia), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um para Transtorno Mental e outro para Dependência do Álcool e Outras Drogas, em atendimento-turno (manhã ou tarde), e Ambulatório. Tem 410 leitos, sendo parte destinado ao SUS (158 leitos), e parte particular (102 Leitos), além de Hospital Dia. Hoje ultrapassam mais de mil atendimentos mensais.

artigo07_03_6

O Hospital presta ainda um serviço de atendimento espiritual, não obrigatório, formado todo por voluntários, integrados aos trabalhos terapêuticos desenvolvidos no Hospital. As atividades são baseadas na Filosofia da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec e nos resultados de pesquisas desenvolvidas pela Ciência Espírita e pela Parapsicologia. Oferece atendimentos específicos de Fluidoterapia, Momento de Reflexão e Orientação Familiar.

Como verificamos nas diversas cidades que citamos acima, o Movimento Espírita está se mobilizando para atender cada vez mais e melhor as pessoas que procuram além da saúde do corpo o despertar da evolução espiritual, que nos levará a um equilíbrio e harmonia maior.

BIBLIOGRAFIA

- Hospital Espírita de Porto Alegre – www.hepa.org.br

rodapeFLF

Compartilhe:

Deixe uma resposta